Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

Feira de Santana Sexta-feira , 21 de Novembro de 2014
OFERECIMENTO

Acontece neste fim de semana a 40ª Festa do Vaqueiro de Socorro

Publicada em 17/11/2011 ás 14:14:46

Vaquieiro

Os tradicionais festejos em homenagem a Nossa Senhora do Socorro será realizado neste sábado (19/11) e domingo (20/11), durante a 40ª edição da Festa do Vaqueiro do povoado de Socorro, no distrito de Tiquaruçu. As homenagens contam com ampla programação que inclui de desfiles, shows musicais e missa campal.

Para o organizador do evento, Veridiano José de Cerqueira, a festa resgata a cultura sertaneja. “O objetivo é não permitir que a tradição do vaqueiro seja esquecida e prestar uma homenagem a Nossa Senhora do Socorro”, afirma. Participarão cinco grupos de vaqueiros com uma média de 30 pessoas por grupo, são eles: Espora de Ouro, Enchendo e Derramando, 100 Pareia, Cavaleiros da Lua e Grupo União.

“A festa recebe vaqueiros de outros distritos de Feira de Santana, bem como municípios próximos, a exemplo de Tanquinho, Catu, São Sebastião do Passé, Riachão do Jacuípe, Irará, Coração de Maria, dentre outros”, destaca o organizador. Ele acrescenta que os grupos participantes receberão um carneiro como premiação. “Será levada em consideração a pontualidade na hora do início do desfile”, salienta.

A Festa do Vaqueiro começa no sábado com shows musicais durante a noite, e no domingo, o desfile de vaqueiros a partir das 10 horas. A missa campal acontece às 13 horas, seguida de um leilão e encerra com shows, a partir das 17 horas.

As atrações musicais são as bandas Ki Xote é Esse, Hit Moleque, Caras e Coroas, Val e Neilton e Willian Valle. A realização da festa conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer (Secel).
 

Autor/ Créditos: Jorge Magalhães