Correio Feirense - O portal de Notícias de Feira de Santana - Bahia

OFERECIMENTO

Prefeitura de Feira é a que mais investe em qualificação de mão-de-obra

Publicada em 16/06/2017 ás 19:04:10

Assinatura convenio

 O Governo Municipal de Feira de Santana é o que mais investe na qualificação de mão-de-obra na Bahia para as famílias em situação de vulnerabilidade social. A constatação é do gerente regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Edmundo Franco, ao celebrar convênio da instituição com a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) e a Caixa Econômica Federal, na manhã desta sexta-feira, 16, para atender mais 2.400 pessoas de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida.

Durante a assinatura do convênio, no Paço Municipal Maria Quitéria, o prefeito José Ronaldo de Carvalho ressaltou a preocupação e compromisso da administração municipal com a geração de emprego e renda para as famílias de menor poder aquisitivo. Lembrou também que neste novo convênio estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 1.131.009,60.
 
Edmundo Franco lembra que Feira de Santana foi uma das cidades brasileiras pioneiras na implantação deste convênio, no ano passado, e que também a que melhor se desempenhou, quando teve recursos de apenas R$ 293 mil e contemplou 540 alunos. “Tanto que fomos procurados pelos Senai de Tocantins e do Ceará para que os cursos implantados em Feira de Santana fossem modelo para aqueles estados”, frisou.
O vice-prefeito Colbert Martins Filho enfatizou o marco que representa os investimentos. “Aqui se tratam de recursos públicos investidos na capacitação de pessoas para a transformação em profissionais cada vez mais competentes. E a Prefeitura com isso demonstra que tem, além de responsabilidade com geração de trabalho, também social”.
 
Com a iniciativa, conforme explica o secretário Ildes Ferreira, de Desenvolvimento Social (Sedeso), órgão municipal que ficará encarregado pela coordenação dos cursos, está sendo desenvolvido um importante trabalho social nas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. “Além de ajudar as pessoas com a geração de empregos, a iniciativa também tem o viés de criar condições de vida mais harmônicas e mais pacíficas nestas localidades”, avaliou.
Representante da Caixa Econômica Federal, o gerente regional de Habitação, Gilberto Reis, parabenizou o Governo Municipal pelos investimentos nas unidades dos programas habitacionais. “Feira de Santana é o município brasileiro que teve maior contratação de unidades habitacionais proporcionalmente. E esta iniciativa de hoje é muito importante para a manutenção das famílias nas unidades, aumentando a capacidade das pessoas terem seus empregos”.
 
Ao todo serão 120 turmas distribuídas em diversos cursos, nas áreas de alimentação, eletricidade, informática, construção civil, calçados, vestuário e mecânica, com cargas horárias variando entre 60 a 120h. Os alunos serão qualificados nas próprias comunidades onde residem.
 
As aulas começam na próxima segunda-feira, 19, contemplando inicialmente os moradores dos empreendimentos Videiras e Figueiras, na avenida Iguatemi, bairro Mangabeira.

 

Autor/ Créditos: Jorge Magalh�es

 

Leia Também